PDF Imprimir E-mail

ATER / MDA - Práticas Agro-ecológicas e Segurança Alimentar entre os Yanomami do médio Rio Negro, no fortalecimento da gestão territorial

Através de uma parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário por meio do seu programa de ATER, temos buscado consolidar as ações agrícolas, práticas de manejo de forma sustentável, revitalização de áreas degradadas e promover maior envolvimento da comunidade nas gestões territoriais.

Esse projeto contempla os grupos familiares Yanomami do rio Marauiá e Demini, com duração prevista para 14 meses.

A sua execução conta com a assessoria de um apicultor com experiências em agroecologia no apoio das atividades, visando otimizar a manutenção dos agrossistemas e meliponários.
Entre as atividades realizadas, podemos citar:

  • Revitalização de áreas impactadas pelo assoreamento dos rios, erosão dos barrancos, antigos xapono desabitados e mananciais afetados.
  • Oficina de sensibilização com as comunidades sobre práticas de manejo sustentável e gestão ambiental, numa perspectiva de maior envolvimento dos seus membros como agentes multiplicadores.
  • Encontros de monitoria entre os diversos atores (agentes agro-florestais, lideranças e Secoya), consolidando a gestão participativa e o processo de "assumir" por parte dos Yanomami.
  • Elaboração de calendários de maturação de frutos, através de plantas nativas e introduzidas.
  • Produção de cartilha de experiências agroecológicas com as comunidades, valorizando assim os conhecimentos tradicionais Yanomami, bem como a utilização da cartilha nas escolas como material didático.
  • Consolidação das atividades agrícolas; plantio de mudas, semeação de sementes, fumo em corda e viveiros de mudas individuais estendendo a todos os xaponos.
  • Curso de conhecimento agro-florestal a Comissão Yanomami através de Institutos Ambientais e Agrícolas, que disponibilizam pacotes técnicos adequados a realidade dos Yanomami.
  • Intercâmbio nos xapono, através da visita de agentes ambientais de projeto indígena similares de outras etnias.

 

 

Nossos parceiros