Educação Indígena PDF Imprimir E-mail

A educação indígena tem como objetivo a valorização, o respeito e a preservação da cultura dos povos indígenas dentro das suas especificidades.
A escola indígena dentro do contexto preconizado pelo Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, do MEC deve ser:

  • Comunitária => conduzida pela comunidade indígena de acordo com seus princípios e concepções, o que inclui liberdade de decisão quanto aos conteúdos, espaços e momentos utilizados para educação escolarizada.
  • Intercultural => deve reconhecer e manter a diversidade cultural e lingüística, promover a comunicação entre experiências socioculturais sem considerar uma cultura superior a outra.
  • Bilíngüe/multilíngüe => a reprodução cultural das sociedades indígenas são, na maioria dos casos, manifestados através do uso de mais de uma língua. O que faz da língua um símbolo poderoso, configurando um quadro de bilingüismo simbólico muito importante.
  • Específica e diferenciada => Porque deve ser concebida e planejada como reflexo das aspirações particulares de cada povo, respeitando os aspectos que regem o funcionamento e orientação da escola-não indígena.
 

Nossos parceiros