Direitos Indígenas
direitos200.jpg

A filosofia de trabalho da Secoya prioriza efetivamente a participação e capacitação dos Yanomami enquanto principais atores na defesa de seus direitos. Nessa perspectiva, diversas ações vêm sendo realizadas procurando fortalecer o processo organizativo dos Yanomami do Amazonas, de modo articulado com a Hutukara, em Roraima.

Além disso, o controle social representa para a Secoya uma prioridade, procurando garantir que este seja efetivo enquanto instrumento de participação dos representantes Yanomami nos processos de decisão, tomando conhecimento, avaliando, planejando ou intervindo em relação às ações do estado, da Secoya ou de outros parceiros na área indígena.

A Secoya acompanhou de perto e apoiou o processo de constituição de uma associação indígena, que resultou na criação da Associação Kurikama na III Assembleia geral dos Yanomami dos rios Marauiá e Preto em outubro de 2013. Um aspecto importante no funcionamento da nova associação foi a aprovação do Conselho Yanomami, formado pelas lideranças tradicionais de cada xapono, enquanto instância mais importante de aconselhamento e acompanhamento da coordenação abaixo da Assembleia Geral, articulando a dinâmica tradicional da organização social Yanomami com as novas demandas decorrentes do contato com a sociedade nacional.

A criação da associação Kurikama representa um passo importante no processo organizativo Yanomami e na dinâmica social voltada para o protagonismo indígena. Abre novas perspectivas de fortalecimento do povo Yanomami a partir da potencial que representa a articulação com outras ONGs. Além disso, facilita a integração dos Yanomami do Amazonas no movimento indígena amazônico, e legitima maior participação dos Yanomami nas instâncias de representação do governo e na luta pros direitos e políticas públicas mais coerentes através do controle social.

Filtrar Título     Exibir # 
# Título do Artigo
 

Nossos parceiros