Notícias


Lideranças da associação Kurikama se reúnem para definir suas estratégias PDF Imprimir E-mail
Qui, 21 de Abril de 2016 00:00

Entre os dias 29 a 31 de março, a Coordenação da Associação Kurikama se reuniu conjuntamente com as lideranças tradicionais representando o Conselho Yanomami num local chamado Cachoeirinha, próximo à cidade de Santa Isabel do Rio Negro.

Esse encontro teve por objetivos discutir questões de saúde e de educação bem como definir as estratégias e o planejamento de trabalho da Associação Kurikama.

Para discutir a situação de assistência de Saúde no âmbito do Distrito Sanitário Especial Yanomami e Ye´kuana, os representantes da Kurikama solicitaram à presença do novo Coordenador do DSY, o cirurgião dentista Robson Rodrigues Mangueira para o qual apresentaram a grave situação de saúde por que passam os Yanomami do Amazonas. O mesmo foi acompanhado por Beto Gões Yanomami, Presidente do CONDISI, Maurício e Enio Yanomami representantes da Hutukara.

Leia mais...
 
Altos níveis de mercúrio do garimpo contaminam habitantes da Terra Indígena Yanomami PDF Imprimir E-mail
Qui, 14 de Abril de 2016 19:21

Viver em um território que tenha em seu subsolo grandes reservas de ouro pode parecer uma benção e um sinônimo de riqueza. Infelizmente, para os Yanomami, esta situação tem sido a sua maior maldição. Um estudo recente conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), mostra que a contínua invasão ilegal de garimpeiros em seu território tem trazido graves consequências: algumas aldeias chegam a ter 92% das pessoas examinadas contaminadas por mercúrio. Para mais informações, vejam o vídeo no link: Link do vídeo.

Mais informações no Especial do ISA: http://isa.to/povo-yanomami-contaminado-por-mercurio

Leia também a avaliação da Fiocruz na integra:

Avaliação da Exposição Ambiental ao Mercúrio Proveniente de Atividade Garimpeira de Ouro na Terra Indígena Yanomami, Roraima, Amazônia, Brasil.

Fonte: Instituto Socioambiental

 
Relatora especial da ONU sobre Direitos dos Povos Indígenas visita Brasil PDF Imprimir E-mail
Qua, 06 de Abril de 2016 18:05

A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direitos dos Povos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, fez visita ao Brasil para identificar violações aos direitos e dificuldades enfrentadas pelos indígenas.

Victoria Tauli-Corpuz, que é indígena do povo Kankana-eyIgorot, das Filipinas, afirmou que veio “para entender melhor como os povos indígenas estão vivendo no Brasil e como os órgãos responsáveis estão lidando com essa questão”.

Entre as diversas questões a serem analisadas pela relatora, estava a situação dos Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, povo indígena em situação de vulnerabilidade por causa de conflitos de terras e violências praticadas pelos invasores, as violações aos direitos de povos indígenas ligados também a construção da usina de Belo Monte e aos projetos hidrelétricos na Bacia do Tapajós, assim como a situação dos indígenas Tupinambá, no sul da Bahia. Em seguimento, foi analisado o caso da Terra Indígena (TI) Raposa Serra do Sol, em Roraima, outra área que concentra casos de violência perpetrados por não indígenas interessados no território indígena.

Leia mais...
 
Pautas de reivindicação do Foreeia PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Março de 2016 12:44

Mobilização dos professores indígenas do Amazonas: o movimento indígena ressurgindo

Entre os dias 17 e 18 de fevereiro, mais de 800 professores e lideranças indígenas estiveram em Manaus, representando 24 povos indígenas oriundos de 26 municípios do estado do Amazonas para reivindicar melhoria no campo da educação escolar diferenciada. A iniciativa foi promovida pelo Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas Forreeia, que, de certa forma, está retomando as rédeas da antiga Comissão de Professores Indígenas do Amazonas e Roraima-COPIAR, que impulsionou nas décadas de 80 e 90, o debate sobre a educação escolar indígena em nível estadual, mas impactando também sobre as políticas públicas de educação diferenciada em nível nacional.

No dia 17, encontraram-se no Parque do Mindú para aprofundar a análise da atual conjuntura do qual participaram o Secretário do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto, Silvio Cavuscens (Secoya) e João Neves (Coiab), GersemBaniwa e Rose Helena Dias. Na parte da tarde, finalizaram os documentos a serem entregues no dia seguintes para as autoridades competentes.

Leia mais...
 
Dois Xapono são beneficiados pelo sistema de purificação de água “Ecoagua” PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Março de 2016 12:27

Em parceria com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia), a Secoya instalou dois sistemas de purificação de água "Ecoagua" nos xapono de Pukima Beira e Jutaí - Rio Marauiá. Nesta região, as doenças ligadas ao consumo de água contaminada, principalmente à diarreia, são a principal causa de desnutrição infantil. Métodos caseiros de tratamento de água tais como fervura, filtração, cloração e SODIS (Desinfecção Solar com garrafas PET)até agora experimentados junto às comunidades, e até a construção de poço artesiano, se revelaram inapropriados.


Este novo sistema de purificação de água é perfeitamente adaptada a localidades isoladas, sem acesso a energia elétrica. Funcionando integralmente com energia solar, a água está purificada através a ação de uma lâmpada ultravioleta, que permite eliminar 99,5% das bactérias.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 3 de 45

Nossos parceiros