Notícias


A Secoya realiza um curso de AIS e AISAN PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Fevereiro de 2016 12:30

Salientando da grande demanda em capacitação expressada pelos Yanomami durante a assembleia da Kurikama, a Secoya realizou um curso voltado aos AIS (Agente Indígena de Saúde) e AISAN (Agente Indígena de Saneamento). Realizado do dia 7 a 16 de novembro de 2015 no xapono do Ixima, o curso contou com a participação de 6 AIS, 3 AISAN e 4 alunos interessados nas questões de saúde.


A temática principal desta capacitação dirigiu-se na função do AISAN, sendo um novo ator da saúde, integrando as equipes multidisciplinaresdo DSY (Distrito Sanitário Yanomami) da região do Rio Marauiá/AM. Na perspectiva da instalação de um sistema de purificação de água em parceria com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia), foi realizada uma ampla conscientização dos AISAN e AIS quanto à necessidade de um trabalho em colaboração visando a luta contra as doenças diarreicas. Neste sentido, foram estudado princípios de saneamento, mapeamento dos xapono ao fim de identificar problemas de salubridade nas fontes de água, além de abordar noções tais como conceitos de transmissibilidade edoenças ligadas à água.

 
Luto PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Janeiro de 2016 14:05

É com imenso pesar que a SECOYA comunica o falecimento do Sr. Arno Marinho de Aguiar no dia 13/01/2016, pai da nossa querida companheira de trabalho Katriny Alves de Aguiar. Nós da SECOYA, somos solidários neste momento de dor compartilhado os nossos sentimentos de solidariedade com a  família e aos amigos.

 
Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Yanomami PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Dezembro de 2015 18:30

Entre os dias 03 e 07 de outubro de 2015 a Secoya foi convidada pela Hutukara e ISA a participar no Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Yanomami para a oficina inaugural que aconteceu no lago Caracaranã no município de Normandia a 180 km da cidade de Boa Vista-RR.  Teve como intuito direto pensar diretrizes amplas sobre os principais pontos de interesse apontados pelos Yanomami e Ye`kuana do estado de Roraima e Amazonas, assim como de regiões da Venezuela,cujo o foco foi apresentar a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas - PNGATI e discutir temas chaves e estruturantes que comporão o sumário executivo doPlano de Gestão Socioambiental da Terra Indígena Yanomami PGTA. O evento teve como seu ponto mais alto o protagonismo dos mesmossobre seu território.

Leia mais...
 
II Assembleia geral da Associação Yanomami Kurikama PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Dezembro de 2015 18:20

Logomarca da Associação Kurikama

Em meio a muita alegria e um clima de festa, mas também carregado de preocupações, foi realizada a II Assembleia da Associação Yanomami Kurikama, que reuniu, entre os dias 20 e 26 de outubro, no Xapono do Bicho-açu,mais de 150 lideranças oriundas de 13 aldeias, sendo 12 do Marauiá e uma do Rio Preto, município de Santa Isabel do rio Negro-AM.

Abertura da Assembleia com festa

O objetivo desta assembleia foi voltado para discutir os grandes desafios que ameaçam a integridade do povo Yanomami, além de avaliar os trabalhos da Kurikama e eleger nova equipe de coordenação. A primeira assembleia constitutiva ocorreu nesse mesmo Xapono em novembro 2013, e desde então, os Yanomami dessa região assumiram a difícil tarefa de se organizarem a partir de nova dinâmica, deixando arcos e flechas para as ocasiões festivas e para garantir a subsistência, para internalizar novas formas de luta.

Leia mais...
 
Equipe da Secoya em viagem a Santa Isabel do Rio Negro – AM PDF Imprimir E-mail
Sex, 26 de Junho de 2015 20:08

Por solicitação de lideranças e professores Yanomami, uma equipe composta por três representantes da SECOYA (Silvio Cavuscens – Coordenador Geral, Sylvie Petter -Enfermeira, Francileudo Gabriel – Coordenador Educação) e Uma do Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas-CEEI/AM (Sra. Elci), se deslocaram entre os dias 12/06 a 21/06/2015,  para a região de Santa Isabel do Rio Negro. Aonde, na chegado juntamente com mais sete representantes Yanomami daquela região que já esperavam na cidade, participaram de uma série de reuniões com representantes do poder Público do Município,  logo em seguida dirigirem-se para a área. A reunião, solicitada pelas lideranças e professores, tiveram  como base a discursão sobre questões como a educação, saúde e controle social.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 45

Nossos parceiros