Notícias


Documento Final do 2° Encontro Nacional sobre Educação Escolar Indígena PDF Imprimir E-mail
Ter, 04 de Novembro de 2014 15:02

De 28 a 31 de outubro, professores, professoras e lideranças indígenas, representantes de 52 povos de todas as regiões do Brasil, reunidos no Centro de Formação Vicente Cañas, no 2° Encontro Nacional sobre Educação Escolar Indígena, debateram e refletiram sobre a situação da educação escolar indígena no Brasil. Os indígenas reivindicaram uma educação que valorize os saberes tradicionais e contemple as especificidades de cada etnia.
Confira aqui o documento final do encontro:

Nós, professores, professoras e lideranças indígenas, representantes de 52 povos de todas as regiões do Brasil, reunidos no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), no 2° Encontro Nacional sobre Educação Escolar Indígena, debatemos e refletimos sobe a situação da educação indígena e a educação escolar indígena no Brasil.
Considerando toda a caminhada das comunidades, professores e lideranças de todo o Brasil, nós professores indígenas, somos os pioneiros em abraçar a causa de uma verdadeira educação indígena e neste 2° Encontro soltamos os nossos gritos de guerra “Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito” e “Direitos conquistados não podem ser negados”.

Leia mais...
 
A Secoya finaliza a formação dos professores Yanomami PDF Imprimir E-mail
Seg, 03 de Novembro de 2014 14:10

O Programa de Formação para o Magistério direcionado para os professores Yanomami das regiões dos rios Marauiá, Demini e Preto começou pela Secoya há 12 anos. Todas as etapas foram abordadas de acordo com certos critérios técnicos e específicos juntamente aos professores Yanomami. Não se trata de temas fechados, buscamos trazer ao longo dos anos temas transdisciplinares e interculturais, contribuindo com o desenvolvimento dos projetos direcionados para as melhorias de vida das pessoas das comunidades.

A realização da última etapa de formação dos professores Yanoomami contou com o apoio da UFAM, Coordenadoria Ecumênica de Serviços-CESE e Gerência Estadual de Educação Indígena do Amazonas e representou a finalização de uma etapa importante para a população Yanomami. Os professores Yanomami poderão ser certificados e reconhecidos oficialmente pelo estado.

Leia mais...
 
Índios vão ao Palácio do Planalto reivindicar melhorias na Educação PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Outubro de 2014 14:10

Um grupo de cerca de 50 índios foi ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (29) entregar um documento com reivindicações sobre educação indígena e demarcação de terras. O grupo levava cartazes de protesto, mas não houve confusão.

Oito professores indígenas foram recebidos por Fernando Matos, diretor de diálogos sociais da Secretaria-Geral da Presidência. Dentre outras coisas, eles pediram que seja feita uma consulta aos povos indígenas para a construção da universidade indígena e pediram maior fiscalização no repasse de recursos do governo federal para as comunidades.

O líder Agnaldo Pataxó Hã Hã Hãe afirmou que a legislação atual é boa, mas não é cumprida. "Tem parentes nossos estudando debaixo de árvores, dentro de farinheiras, em situações deploráveis. Tem colegas nossos que recebem R$ 600 por mês, tem uns que não recebem nada. Além de tudo, estamos à mercê de muitos governadores e muitos municípios, quando a legislação é clara: é responsabilidade do governo federal responder pela educação indígena", disse.

Leia mais...
 
Carlito Iximauteri Yanomami realiza a abertura da Marcha da Esperança de Terre des Hommes Suíça PDF Imprimir E-mail
Qua, 29 de Outubro de 2014 13:19

Carlito Yanomami - Liderança da aldeia Ixima

Entre os dias 06 e 14 de outubro, Carlito Iximauteri Yanomami, liderança da aldeia Ixima localizada no alto rio Marauiá, município de Santa Isabel do Rio Negro e Silvio Cavuscens, coordenador geral da Secoya, estiveram em Genebra-Suíça participando de atividades relacionadas com a Marcha da Esperança,  uma caminhada infantil organizada pela ONG Terre des Hommes da Suíça.

Em preparação a Marcha da Esperança, participaram intensamente de atividades de sensibilização em escolas primárias e de ensino médio, através das quais Terre des Hommes atingiu 28 mil crianças através de palestras e entrega para cada aluno de um dossiê pedagógico relacionado à Amazônia, aos povos indígenas e em particular, ao povo Yanomami.

Carlito Yanomami e Silvio Cavuscens em palestra para alunos de escola suíça

A Marcha da Esperança é uma caminhada ao longo das margens do lago Léman, em Genebra que envolveu este ano mais de 4.000 crianças e seus familiares, bem como mais de 500 voluntários e patrocinadores. É um dos maiores eventos desse tipo na Suíça. As crianças participantes angariam doações em dinheiro de parentes e amigos para cada quilômetro percorrido, que são anotados em um "passaporte". Barraquinhas instaladas ao longo do caminho apresentavam atividades culturais brasileiras como roda de capoeira, atrações musicais e comidas típicas.

Carlito Yanomami com autoridades na abertura da Marcha da Esperança

A Marcha da Esperança foi realizada este ano com o objetivo de sensibilizar  e mobilizar  recursos em benefícios dos programas de Terra dos Homens no Brasil,  entre outros,  o programa de educação escolar diferenciada promovido pela Secoya na área Yanomami dos rios Marauiá e Demini.

Leia mais...
 
Marcha da Esperança (Marche de l'espoir) PDF Imprimir E-mail
Sex, 10 de Outubro de 2014 20:30

O Coordenador Geral da Secoya Silvio Cavuscens e a liderança Carlito Iximauteri Yanomami, oriundo da aldeia Ixima, do alto rio Marauiá, continuam em viagem pela Europa (Suíça e Luxemburgo) realizando articulação a convite das instituições parceiras, Terra dos Homens Suíça e Terra dos Homens Luxemburgo.

Veja no link abaixo o vídeo feito pela Tv de Genebra lémanbleu de em uma das palestras realizadas na cidade:

http://www.lemanbleu.ch/fr/News/Marche-de-l-espoir.html

Veja no link abaixo uma das entrevistas feitas a rádio Cité Genève (Cidade de Genebra):

http://www.radiocite.ch/invite-1213.html

Veja também no link abaixo uma matéria publicado pelo Le blog de Bernard Comoli:

http://bcomoli.blog.tdg.ch/

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 10 de 45

Nossos parceiros