top of page

Secoya realiza primeira etapa do Magistério Intercultural Yanomami

Por Assessoria de Comunicação Secoya

Secoya realiza primeira etapa do Magistério Intercultural Yanomami
Crédito: Letícia Gama/Secoya

MANAUS – A Secoya (Associação Serviço e Cooperação com o povo Yanomami) está realizando no Centro de formação do Xapono Bicho-Açu, nas proximidades do município de Santa Isabel do Rio Negro, a primeira etapa do Magistério Intercultural Yanomami. As atividades tiveram início no dia 7 de novembro e serão concluídas no dia 11 de dezembro.


Ao todo estão sendo qualificados 51 professores Yanomami em 7 disciplinas que abrangem tanto áreas de conhecimento tradicionais, quanto as áreas de conhecimento dos próprios Yanomami, através de 9 docentes, mestres e doutores criteriosamente selecionados pelo Programa de Educação Diferenciada da Secoya.


Dentre os participantes do curso, 17 professores são moradores de xaponos do Rio Demeni, nas proximidades do município de Barcelos, deslocados pela Secoya até o xapono do Bicho-Açu para assistirem às aulas, com material didático, alimentação e alocação também fornecidos pela instituição.


O curso pretende desenvolver um processo de formação bilíngue e intercultural para os professores, buscando valorizar a importância da cultura de cada xapono, dando a esses profissionais o acesso a outras culturas e levando os conhecimentos necessários para exercer o magistério.


A coletividade também é incentivada nas atividades, não deixando de lado os saberes próprios de cada xapono, instruindo a respeito da busca pelos direitos dos povos indígenas e sobre questões como território e saúde, as quais são de extrema importância em suas formações.

A coordenadora do curso, professora Adriana Moreno, irá ministrar a disciplina de Diretrizes e Fundamentos para Escolas Indígenas e comentou sobre a construção do currículo do curso: “Ele é preparado com os Yanomami e para os Yanomami, onde nós fizemos escutas antes de termos definidas as ementas de cada uma das disciplinas”, destacou a coordenadora.


Uma novidade desta primeira etapa do Magistério é a participação de 5 mulheres Yanomami, que irão receber a qualificação para tornarem-se parte do quadro de professores dos xaponos. Essas mulheres puderam se deslocar com os filhos até o Xapono Bicho-Açu, onde a Secoya fornece cuidadoras para as crianças, durante o período que as mães assistem às aulas do curso.


O Magistério Intercultural Yanomami é realizado pelo Secoya em parceria com a Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI) da SEDUC, que disponibilizou os professores que estão ministrando o curso, e com o Conselho Estadual de Educação Indígena.

Postes en vedette
Messages récents
Dossier
Recherche par tags
Pas encore de mots-clés.
suivre
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page