Reportagem sobre crianças Yanomami com desnutrição vence prêmio Vladimir Herzog
'Prêmio Vladimir Herzog' é uma das principais honrarias do jornalismo brasileiro. A reportagem 'Crianças Yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico' foi produzida pela Rede Globo em parceria com a Rede Amazônica.
A reportagem "Crianças Yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico", produzida pela Rede Amazônica em parceria com a Globo, ganhou o prêmio jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria vídeo. A premiação é uma das mais importantes do Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13).
Entre os premiados pela matéria estão a jornalista Valéria Oliveira, editora de conteúdo no g1 Roraima, e os repórteres da Rede Amazônica Alexandre Hisayasu e Alexandro Pereira, do Amazonas. Henrique Filho, Luciane Marques de Oliveira, Wagner Luis Suzuki, Gustavo Pereira Pacheco, Everton Altafim, Anderson da Silva e Luciano Abreu também fizeram parte da equipe e foram premiados com a honraria.
A matéria foi ao ar no Fantástico no dia 14 de novembro de 2021 e mostra a realidade de crianças Yanomami, em Roraima, que sofrem com a desnutrição causada por garimpeiros que "destroem a Floresta Amazônica, contaminam suas águas e espantam a caça e a pesca, principal fonte de alimentação dos povos tradicionais".
Foram mais de 500 produções avaliadas em sete categorias: arte, fotografia, texto, áudio, multimídia, livro-reportagem e vídeo.
Commentaires