A SECOYA

A Secoya - Associação Serviço e Cooperação com Povo Yanomami é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que atua desde 1991 junto ao Povo Yanomami do Médio Rio Negro, do estado do Amazonas, através de ações nos campos de Educação Escolar Diferenciada, Educação em Saúde, Capacitação Política e Apoio ao processo organizativo.
O trabalho da Secoya tem por base a interculturalidade em que se reconhece a necessidade de atuar na perspectiva para reduzir os danos da assimetria de poder do ‘mundo napë’ (não Yanomami, estrangeiro) em relação às culturas indígenas.
A Secoya atua intensamente no campo das políticas públicas objetivando favorecer o protagonismo Yanomami e a defesa de seus direitos.
MISSÃO
Realizar uma ação indigenista reconhecedora do protagonismo indígena e do seu próprio papel assessor e solidário, inferindo na realidade local e colaborando com o povo Yanomami na defesa de seus direitos, bem-estar e melhoria das condições de vida através da governança Yanomami por uma gestão sustentável e qualitativa do seu território.
PRINCÍPIOS DA SECOYA
Desenvolver ações em campo a partir de demandas articuladas com o povo Yanomami visando melhores condições de vida;
Lutar e defender os direitos e interesses do povo Yanomami assegurados pela Constituição Federal e pela Legislação Ordinária;
Contribuir de modo solidário e no longo prazo com o povo Yanomami em seu processo de governança e gestão sustentável e qualitativa do seu território;
Favorecer articulações do Povo Yanomami com o movimento indígena amazônico e outros movimentos sociais.
O TRABALHO INDIGENISTA DA SECOYA
O trabalho indigenista da Secoya se caracteriza por ser de longo prazo, ainda mais tratando-se de temáticas sociais tais quais: a Educação Escolar Diferenciada, a Educação em Saúde, Processos de capacitação e de formação de Multiplicadores Interculturais Yanomami, todos voltados pra melhoria do bem-estar, do bem-viver e do ser Yanomami.
As atividades desenvolvidas junto a população Yanomami diretamente nos xapono promovem a valoração da cultura e dos saberes tradicionais Yanomami, a introdução de novos conhecimentos necessários na relação com o mundo dos napë (não indígenas), e principalmente dinâmicas que evidenciam a auto estima e o protagonismo Yanomami.
a equipe
DIRETORIA
Presidenta
Celina Cadena da Silva – Baré
Secretário-Tesoureiro
Vitor Py Daniel
CONSELHO FISCAL
Francileudo Gabriel da Costa
Vitorino Iximaweteri Yanomami
EQUIPE
membros
Adriano Yanomami
Alberto Pedrini Jr.
Carlito Iximaweteri
Carlos Pahariteri Yanomami
Celina Cadena
Francileudo Gabriel da Costa
Hipólito Pukimabieteri
Mario Sergio
Selda Vale
Sergio Sá
Silvio Cavuscens
Victor Py Daniel
Vitorino Iximaweteri Yanomami
Coordenação Geral
Silvio Cavuscens
Administração
Bruno Motta
Célia Lopes
Evany Sabino
Logística
Luiz Cavalcante
Manoel Cardoso
Equipe de Campo
Dagoberto Teixeira
Katriny Aguiar
Paulo Welker
Sylvie Petter
Thaline Fontes
RECONHECIMENTOS DO TRABALHO
PRÊMIO ANU-2011
A Secoya foi premiada como representante do estado do Amazonas pela Central Única das Favelas - CUFA, com o prêmio ANU 2010. A cerimônia aconteceu no Teatro municipal da cidade do Rio de Janeiro e contou com a participação de personalidades do mundo político e da vida cultural brasileira.
MARCHA DA ESPERANÇa
GENEBRA, SUIÇA-2014
O trabalho indigenista e educacional diferenciado da Secoya foi escolhido pela instituição Suíça de Cooperação Internacional – Terre des Hommes Suisse para representar os parceiros do Sul, na Marcha da Esperança de outubro de 2014 com o objetivo de sensibilizar a população e às crianças em particular para a realidade dos países do sul.