A Escola Diferenciada trata-se de uma ação político-educativa em direção ao empoderamento e protagonismo do povo Yanomami, favorecendo uma governança pro-ativa em relação à vida no território e a construção de um futuro digno. O espaço da escola tem permitido abordar questões importantes para o povo Yanomami tais como: a promoção de uma educação para a cidadania, o fortalecimento da autoestima e afirmação da identidade étnica diante dos desafios na relação com a sociedade envolvente, a sustentabilidade em seu território e outros.

Formação de professores indígenas: 

Instrução de indivíduos respeitando às diferenças sociais e linguísticas da comunidade.

Acompanhamento de professores: 

Observação das necessidades e desafios enfrentados pelo professor no dia-a-dia.

A Escola Diferenciada caracteriza-se pela formação de professores para o Magistério Indígena, a fim de formar um corpo docente Yanomami para lecionar em cada xapono de forma ininterrupta, sem depender exclusivamente de professores não-indígenas. Assim, a equipe da SECOYA passa a assumir o acompanhamento pedagógico e realização de cursos formativos. Os professores Yanomami ensinam os conteúdos necessários ao protagonismo indígena através de três etapas de ensino:

A equipe da Secoya realiza o trabalho de dispersão, que consiste em permanecer um período em cada Escola Diferenciada para acompanhar o trabalho do professor e realizar reuniões de cunho pedagógico, bem como fazer círculos de conversa com a comunidade e estudantes.

Além disso, como ação complementar à formação de professores, iniciou-se o trabalho com oficinas e cursos de formação, onde a atual equipe, composta por 02 assessoras de educação, realizam oficinas, em xapono escolhido pelos professores visando expandir o conhecimento pedagógico dos professores Yanomami. Até o momento foram realizadas:

Oficina de Língua Portuguesa e Oficina sobre o Trabalho Pedagógico;

Curso Educação Escolar Diferenciada

Oficina Metodologias de Ensino de Matemática

Curso Preparatório para Concurso da Secretária de Educação e
Qualidade de Ensino do Estado do Amazonas – SEDUC e Oficina sobre o Papel do Professor.

Ao longo das etapas do Magistério, e continuando nos atuais cursos, a SECOYA tem prezado por contemplar momentos de elaboração de Materiais didáticos próprios para serem utilizados nas Escolas Diferenciadas. 

 

São materiais construídos a partir do que está sendo trabalho em cada curso e/ou oficina, que são redigidos em Língua Yanomami, para o uso nas turmas Horearewë e Upraarewë, e Língua Portuguesa para o uso na turma Rërëarewë.

 

A dinâmica de elaboração de materiais contempla que todos e todas possam participar nos variados momentos de sua elaboração: na redação de textos, na elaboração de exercícios, na escolha de temáticas, na confecção das ilustrações, etc.

Tel.: (92) 3646-2775

e-mail:  secoya.org@gmail.com

Rua Rui Barbosa, 12 - Santa Inês

Santa Isabel do Rio Negro - AM

  • Facebook Secoya
  • Youtube Secoya