top of page

Ibama emite licença para início de obras do Linhão de Tucuruí

Publicado por G1

Associação Waimiri-Atroari diz que não recebeu resposta do governo federal e nem da empresa responsável pela obra sobre a proposta de compensação socioambiental apresentada em agosto desse ano. Ibama diz que recebeu aval da Funai nesta terça-feira (28).


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou nessa quarta-feira (29) que emitiu a licença de instalação do Linhão de Tucuruí, linha de transmissão de energia que vai ligar Manaus a Boa Vista por meio do Sistema Interligado Nacional.


A liberação ocorreu após aval da Fundação Nacional do Índio (Funai) nessa terça-feira (28). O órgão foi procurado, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

Ao g1, o Ibama disse que além deste aval, a autorização do pedido da empresa TNE - Transnorte Energia S.A, responsável pela obra, foi possível pela "avaliação de critérios socioambientais, e aspectos relacionados aos meios físico, biótico e socioeconômico".

A construção deve passar pela reserva Waimiri-Atroari e precisa que indígenas da região concordem. Em agosto, eles propuseram ao governo federal um acordo com propostas que condicionavam a aceitação da obra por parte da comunidade, o que ainda não ocorreu, segundo o advogado da Associação Waimiri Atroari, Harilson Araújo.

"Se o governo e empreendedor tentam autorizar a obra sem aceitar a proposta dos indígenas, infelizmente, anos de negociação vão pelo ralo e tudo irá ser judicializado. Estou reunindo informações e elementos para fazer uma representação junto ao MPF e tomar as demais providências que se façam necessárias, caso se confirme essa notícia em desacordo com os interesses dos indígenas", disse. A autorização das obras do Linhão foi um dos principais temas abordados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante visita a Roraima nesta quarta-feira. A pedra fundamental da obra foi lançada na cerimônia alusiva à inauguração da Usina Termelétrica Jaguatirica II.


Jair Bolsonaro durante evento em que anunciou obras do linhão de Tucurupi, em Roraima — Foto: Valéria Oliveira/G1


Ao anunciar a obra, Bolsonaro, ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que ela "não será muito rápida" e deve durar três anos.


"Essa data, para todos nós brasileiros, em especial, para aqueles homens e mulheres de Roraima é marcante. E o início das obras do linhão, ligando Manaus a Boa Vista. Não será muito rápida essa obra, mas aproximadamente três anos, talvez. Ou, menos de três anos ela será concluída", disse.

Linhão de Tucuruí

Por 18 anos, a energia chegou a Roraima por meio do Linhão de Guri, que era vindo da Venezuela. Em 2019, depois de uma série de apagões, o linhão foi desligado fazendo com que toda a energia de Roraima dependesse apenas de cinco termelétricas gerenciadas pela distribuidora Roraima Energia.


Roraima é o único estado no país fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende da obra do Linhão de Tucuruí, licitada em 2011, para começar a receber energia elétrica e sair do isolamento energético.


O linhão deve se estender por 721 quilômetros - desses, 123 estão dentro da reserva Waimiri-Atroari, localizada entre o Amazonas e Roraima.


Este isolamento energético de Roraima custa, em média, R$ 8 bilhões por ano e, cerca de R$ 5 milhões por dia para abastecer os 177 mil usuários distribuídos nos 15 municípios. A despesa é dividida entre todos os consumidores de energia elétrica do país, por meio da Conta de Consumo de Combustível (CCC).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page