top of page

ONU se diz preocupada com ameaças a ambientalistas e indígenas no Brasil

Michele Bachelet se pronunciou sobre o tema; ela também anunciou que não buscará o segundo mandato como alta comissária de DH da ONU


ONU se diz preocupada com ameaças a ambientalistas e indígenas no Brasil
Crédito: Reprodução/Antonio Cruz/Agência Brasia

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, se disse preocupada com ameaças crescentes a ambientalistas e indígenas no Brasil. Ela mencionou o país durante discurso de abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU, nesta segunda-feira (13) em Genebra, na Suíça.


Bachelet também falou sobre ameaças de ataques a legisladores e candidatos que participarão das eleições do Brasil, particularmente negros, mulheres e pessoas LGBTQIA+.


“No Brasil, estou alarmada por ameaças contra defensores dos Direitos Humanos e ambientais e contra indígenas, incluindo a contaminação pela exposição ao minério ilegal de ouro. Peço às autoridades que garantam o respeito aos direitos fundamentais e instituições independentes”, disse a ex-presidente do Chile, sem mencionar diretamente o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips


Ainda nesta segunda (13), ela anunciou não continuará no cargo máximo de direitos humanos da ONU, depois de quatro anos no posto. Bachelet, que teria o direito a um segundo mandato, não falou sobre os motivos de sua decisão. Recentemente, ela foi alvo de duras críticas dos Estados Unidos e de ONGs como Human Rights Watch e Anistia Internacional, que a acusaram de ter uma posição muito tolerante diante de violações dos direitos humanos cometidas pela China.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page